08 novembro 2006

A senhora Presidente?

(foto ©SAPO.pt/@EPA/Justin Lane)

A "democrata" Hillary Clinton festejando a sua reeleição como Senadora dos EUA, pelo estado de New York, naquele que poderá ser o primeiro passo para se candidatar às primárias presidenciais norte-americanas?
Tudo se conjuga para que os democratas apresentem duas fortes candidatas nas primárias: Hllary Clinton e a recente vencedora e provável futura primeira mulher “speaker” da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, eleita por Califórnia onde o actor, de ascendência austríaca, Arnold Schwarzenegger, consolidou a sua posição como Governador do Estado.
Quando faltam confirmar os resultados em 3 Estados e que podem definir o “animal” (o elefante ou o burro) que irá liderar o Senado, pode-se já dizer que o eleitorado norte-americano presenteou a administração Bush, e principalmente este, com um cartão muito alaranjado devido à sua actual política externa.
Ou seja, até às presidenciais, o Mundo vai ser policiado por um elefante com orelhas de burro…

NOTA: Pelos vistos a vitória dos “burros” já está a ter os seus efeitos; Bush não queria mas teve de dar o flanco aos descontentes da política militar de Rumsfeld e aceitara a sua demissão da tutela da Defesa e nomear um antigo chefe da CIA para aquela sensível pasta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca esperei dizer isto (lol!): que o sol ilumine os 'burros'!! - abraço, IO.