27 novembro 2006

O desporto no fim-de-semana afro-lusófono.

Angola viu o Girabola terminar com a confirmação do 1º de Agosto como campeão Nacional e vencedor da Taça de Angola e os sambilas – algo me diz que lá para a Cidade Alta alguém deve estar com uma senhora azia – a descerem de divisão.
A acompanhar o Progresso do Sambizanga, desceram também, os Bravos do Maquis, ultrapassados na última jornada pelos benguelenses do 1º de Maio (cilindrou o Benfica do Lubango por 4-0), e o Sporting de Cabinda.
Ascenderam ao campeonato maior o Petro do Huambo, Inter do Moxico e Santos FC.
Para as afro-taças o 1º de Agosto e o Petro-Atlético de Luanda vão competir nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões Africanos, enquanto o Benfica de Luanda – finalista vencido da Taça – e o Interclube vão à Taça CAF “Nelson Mandela”.
Mas nem só de futebol se viveu o desporto nacional em Angola. No basquet destaaque para a final da taça dos Clubes Campeões de basquetebol africano que opôs o Petro-Atlético de Luanda ao 1º de Agosto – uma renhida final entre angolanos (76-71) – e que deu ao petrolíferos a sua primeira taça internacional em basquetebol.
Entretanto, em Moçambique, o Desportivo de Maputo, tal como o 1º de Agosto, em Angola, fez a dobradinha ao vencer a final da Taça de Moçambique o Têxtil de Pungué por 1-0.
Em Cabo Verde continuam a decorrer, ou iniciar, as provas regionais de futebol.

2 comentários:

Orlando Castro disse...

Mas as coisa vão mudar...

O ex-jogador brasileiro Carlos Mozer foi apresentado em Luanda como novo técnico do Interclube de Angola, na última sexta-feira. O ex-zagueiro, que chegou ser convocado para a seleção brasileira na Copa de 1990, foi assistente do treinador português José Mourinho e um ídolo do Sport Lisboa e Benfica.

Bons tempos, caro Eugénio...

Anónimo disse...

E aqui estou eu a deixar um beijo alvi-negro ao Eugénio e a dizer-lhe que fico feliz sempre que a 'outra costa' brilha na bola ao cesto (e não só) do desporto africano & mundial - bom... desde que não ganhe ao Desportivo de Maputo lol!, IO.