26 outubro 2006

Somália e Etiópia em perigosa rota de colisão

(imagem ©daqui)

Fui alertado por um apontamento de Carlos Narciso, no Blogda-se, sobre a possível guerra entre uma das facções guerreiras da Somália e a Etiópia, conforme ele pode constatar no sítio da Aljazeera.net.
Também o sítio do semanário português Sol faz referência a este assunto.De facto, e de acordo com o primeiro-ministro etíope, Meles Zenawi, desde há umas semanas que se registam confrontos entre forças regulares etíopes e guerrilheiros da União dos Tribunais Islâmicos (UTI) que, segura e paulatinamente, estão a ganhar terreno e conquistar cidades à Coligação dos Senhores da Guerra, agora elevados à categoria de protectores do Ocidente, liderados por Abdullah Yusuf, como presidente do Governo Nacional de Transição, e que conta, também, com o apoio de soldados etíopes.
Como a Eritreia, que mantém há uns anos um conflito surdo com a Etiópia, parece apoiar os guerrilheiros da UTI – e não esquecer que foram os sunitas e alguns xiitas que apoiaram a Frente Eritreia de Libertação Nacional na sua luta separatista contra a Etiópia – é de prever uma escalada no conflito.
Não esquecer que a Etiópia ficou sem a sua ancestral saída marítima e que, não poucas vezes, tem reclamado algumas parcelas somalis. O contrário também é verdade; relembremos o deserto de Ogaden e do conflito de 1977.
E, provavelmente, o assunto não ficará por aí.
Djibuti, onde estão estacionadas tropas francesas deverá estar a sentir as costas demasiado quentes. Ora o antigo território dos Afars e dos Issas que também estão disseminados pela Etiópia e pela Somália poderá vir a ser um “prato” delicioso para, por um lado, os etíopes terem uma saída para o Mar e, por outro, os somalis aproveitarem para levar a “jihad” o mais longe possível.
Ora quem dominar a entrada do golfo dominará o Corno de África e todas as rotas marinhas da região, em particular o Golfo de Aden e o sacrificado e discutido estreito de Bad el Mandeb.
E, aqui, por certo, entrarão os sauditas, iemenitas, egípcios e… israelitas e americanos.

1 comentário:

Anónimo disse...

vai pro inferno