23 outubro 2006

Darfur “expulsa” representante da ONU

(imagem ©daqui)

O governo sudanês decidiu expulsar o representante da ONU no país, Jan Pronk, devido à situação em Darfur que, cada vez mais, se está a tornar insuportável para o governo de Cartum.
Não foi em vão que os sudaneses “proibiram” Durão Barroso e a sua comitiva de eurocratas a visitar a região mártir de Darfur como também a situação militar está cada vez mais periclitante para o exército islamita de Cartum com militares a desertarem dos combates.
Lamentável a posição do governo de Djamena, Chade, ao repatriar 130 soldados sudaneses que haviam desertado, entregando-os à morte certa.
Pode ser que assim a Comunidade Internacional, em geral e a União Africana, em particular, se decida a fazer tábua-rasa das atitudes autocráticas do regime de Omar Al-Bashir e force o envio de forças de Paz para a região.
Esperemos!!!
Entretanto, neste fim-de-semana, o presidente do Uganda, Yoweri Museveni, decidiu fazer uma visita ao sul do Sudão, mais concretamente a Juba, onde estão sedeados os líderes do Exército de Resistência do Senhor (LRA) que, e por acaso e apesar de já terem sido amnistiados pelo Governo de Cartum, estão indiciados pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra.
O mais grave, na concepção do governo sudanês, não foi o facto – protocolarmente pouco diplomático – do presidente ugandês se ter encontrado com os tais líderes mas não ter passado, primeiro, por Cartum

Sem comentários: