19 agosto 2006

Começou o Mundial Basket –Japão 2006

(© FIBA Japan-2006)
Uma vez mais Angola estará a representar, como campeão, juntamente com o Senegal e a Nigéria, o continente africano na Gala Mundial do Basquetebol (2006 FIBA World Championship).
Apesar de ser presença habitual na grande gala do basket mundial, tal como o Brasil – presente em todas as 15 edições do Mundial –, e apesar da língua oficial angolana e brasileira estar representada nos principais Organismo Mundiais, como a UNESCO ou a UNICEF, por exemplo, nem por isso os sites da FIBA decidem colocar o português como língua oficial do evento. São-no o Inglês, o Chinês, o Japonês e o Espanhol (nem Francês, nem Russo – equipa que habitualmente ombreou com os EUA pela conquista do ceptro – ou servo – outra que tal).
Nesta primeira jornada, o Brasil foi derrotado pela Austrália (77-83) e Angola venceu o Panamá (83-70) enquanto o Senegal baqueou frente à Eslovénia (79-96).
Esperemos pelas jornadas seguintes. Angola nos próximos dias irá defrontar o Japão (20/8), Nova Zelândia (21/8), Espanha (23/8) e Alemanha (24/8).
Para os que moram em Portugal e têm a SportTV este canal irá dar alguns jogos de Angola em diferido (terão de ver o programa, porque a imprensa não diz quais as horas).
ADENDA: Na altura ainda não sabia do resultado. Espectacular a prestação da Nigéria ao bater, sem apelo nem agravo, a campeã em título, a Sérvia, por 82-75. Começa o campeonato com surpresas.

2 comentários:

Paulo disse...

«África minha»... onde é que eu já li isto?

Passei por aqui. Um certo desassossego há-de fazer-me voltar.
Abraço
Paulo

Paulo disse...

Obrigado pela visita.
Agora, com olhar mais atento, o "desassossego" aumentou. Quer isto dizer que hei-de voltar sempre!!
Abraço
Paulo