01 julho 2006

O que é mais perigoso?

(Ricardo, o de Portugal, defende a primeira penalidade na lotaria ©foto EPA, daqui)
Dizem que o tabaco mata, sendo um dos factores que mais contribuem para a morte a nível mundial. Não duvido. Até porque segundo também dizem, um cigarro representa 15 segundos – ou minutos, para o caso tanto vale – a menos na vida de uma pessoa.
Pois é. Pode ser potencialmente muito mortal.
Mas dizer que é o mais perigoso… só para quem nunca viu uma partida entre portugueses e ingleses.
Querem-me dizer que um Portugal-Inglaterra não tira anos de vida a um espectador. Não é minutos ou horas. São anos de vida. E hoje, depois do memorável Portugal-Inglaterra do Euro2004, fiquei sem mais uns anitos na minha qualificada vida.
Tenho de me deixar de assistir a certos jogos.
É que começo a acreditar, cada vez mais, que só teremos perdido, unicamente, com os campeões do Mundo.
Ou seja, para quem ainda não percebeu, que os Palancas Negras – Angola – por este andar, pode no fim dizer que só foram derrotados por aquele que, nesta altura, se perfila como um dos mais qualificados candidatos a suceder ao Brasil: Portugal.
Espero no dia 9 de Julho gritar por Portugal. Será sintoma que Angola não só fez um grande como um excelente campeonato.
Ah! e já agora felicidades para o Brasil, porque Portugal nunca se dá bem com os franceses, aqueles que têm demasiados "coloridos" na selecção e leva o senhor(?) Le Pen (o "senhor" é porque não o conheço nem o quero conhecer para o tratar sem esse tratamento ) a dizer que não representam a República Francesa, embora queira que esta ganhe...

ADENDA: Embora preferisse o Brasil a jogar as meias-finasi com Portugal, era sinónimo que a Lusofonia estaria representada na final, tenho de reconhecer que, e ao contrário de alguns comentadores que já ouvi - atenção, esta é a minha opinião e vale o que vale - não foi a França que jogou melhor mas o Brasil que jogou displicentemente, do tipo… isto mais minuto, menos minutos e os golos estão lá. E quando se joga assim acontece o que aconteceu.
Ah! E já agora alguém tem umas pastilhas gástricas para entregarem naquela mesa do canto. Sim, a mesa do senhor Le Pen. Peçam ao Thuram, ou Zizou, ou Henri, ou Vieira... que lhas entregarão com evidente prazer e desgosto da selecção portuguesa dado que se dá mal com as meias-finais franco-portuguesas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vamos acreditar caro Eugénio!

Anónimo disse...

...E parabéns pela honrosa participação da selecão Angolana no mundial na Alemanha!

Anónimo disse...

Excelente comentário, Eugénio!! - e desejo à França um honroso 3º lugar. Abração, IO.