07 maio 2006

Sabes inglês, então podes voar...

Esta fui beber ao Diário Digital.
A enormalidade é tal que prefiro nem fazer comentários. Ou por outra, só um pequeno comentário... Se queres viajar para os EUA primeiro aprende bem o inglês e mentaliza-te para só falares inglês...
"Quatro militares angolanos foram sábado detidos por algum tempo no aeroporto internacional norte- americano de Newark por terem «actuado de forma suspeita» na óptica dos polícias que seguiam no voo doméstico, revelou hoje a imprensa norte-americana.
Um quinto passageiro, de nacionalidade israelita, que viajou também entre Dallas, no Estado do Texas e Newark, perto de Nova Iorque, foi também detido na altura."
Até aqui nada de especial. Um direito que assiste aos norte-americanos, mas...
"O incidente deu-se depois de agentes de segurança a bordo do avião terem considerado suspeito o facto dos cinco passageiros estarem a falar «numa língua estrangeira, a trocar de lugar frequentemente e a lerem manuais de voo»."
Mas, o mais interessante é que os passageiros "... se tinham comportado «como um grupo de pessoas a viajar em conjunto que não tinham conseguido lugares ao lado uns dos outros»."
E sabem porquê? Todos "tinham terminado um curso de pilotagem de helicópteros no Texas" o que levava às diversas trocas de impressões entre si; facto que depois de confirmado levou à libertação dos cinco passageiros.
Interessante a reacção de uma antiga comissária de bordo que viajava como passageira, afirmou que os angolanos e o israelita foram detidos "sem qualquer razão" e de tão chocados nem esboçaram qualquer resistência ao serem algemados.
O patético é que este parece já ser caso normal nos aparelhos norte-americanos que têm vários polícias não identificados sempre a bordo desde o 11 de Setembro.
Isto será paranóia ou falta de confiança nos sistemas de controlo dos aeroportos? E mais grave ainda em aeroportos internos...

Sem comentários: