12 março 2006

Duas mortes providenciais?

© "War on the Balkans". Tela em óleo de Werner Horvath
Não respeito nem tenho pena por que possa acontecer a ditadores ou algozes, principalmente se acusados – e quase mais que provado – de horrorosos crimes de guerra.
Mas é de estranhar que dois altos suspeitos de genocídios, e sob protecção policial do Tribunal Penal Internacional – o tal TPI que os EUA não reconhecem – de Haia há cerca de 5 anos, tenham perecido de forma pouco convencional e em tão curto espaço de tempo. E ainda por cima, logo após a Bósnia-Hercegovina ter colocado uma petição no TPI para ser ressarcida pelos crimes de guerra levados a efeito por sérvios.
Um, Milan Babic, líder sérvio da Croácia, suicida-se após testemunhar contra Slobodan Milosevic que, por sua vez, aparece morto, em princípio devido a eventuais problemas cardíacos de que, parece, padecia.
O problema, está numa hipotética carta apresentada pelo advogado de Milosevic a acusar o TPI de o querer envenenar com tratamentos inadequados.
Uma vez mais, não tenho pena de algozes, mas respeito a verdade e quero continuar a acreditar que os Tribunais e seus funcionários prezam e protegem a vida humana.
Quando é que será que os Balcãs terão direito à PAZ?
Não esqueçamos que algumas das principais guerras europeias aí começaram…

Sem comentários: