13 fevereiro 2006

Agostinho da Silva, quem é?

© claramente “roubado” daqui.
No momento que se celebra o centésimo aniversário do nascimento do Professor Agostinho da Silva, interessante a sondagem que está a ser efectuada pelo sítio “sapo.pt”.
Num universo de cerca de 21600 pessoas que já responderam ao citado inquérito “Sabe quem foi Agostinho da Silva?”, uma larguíssima maioria respondeu “não sei” (cerca de 15000 pessoas, qualquer coisa como 69% dos que responderam; só cerca de 30% sabe quem é o professor). E nem por isso, é uma das “palavras” mais procuradas no sítio.
Realmente algo vai bem na cultura portuguesa e na defesa dos nomes grandes que a representam.
Com um particular destaque deste nome grande ser, igualmente, um nome grande na cultura lusófona.
Para onde vai a cultura? Quem a defende?
Já agora aproveito e proponho-vos uma viagem a alguns sítios que a seguir enumero e onde poderão ver da importância do Professor Agostinho da Silva: “Agostinho da Silva… um pensamento”, “Encontros Agostinho da Silva”, “Macroscópio”, de Rui P. Matos, ou “Sobre o tempo que passa”, de José A. Maltez, só para citar uns quantos e muito poucos.

1 comentário:

Macro disse...

Olá Eugénio,
obrigado pelo post e pelo link, mas olha q o mestre já começa a ser hoje de todos e não coutada privada de alguns - que por serem misógenos só o querem para eles. A esses frustrados antisociais e bichinhos do mato teremos de lhes ler O Sermão da Montanha.

Um grande abraço e bons blogs
rpmatos