03 julho 2005

Portugal compra vacinas anti-gripe

©DAR
O subdirector geral de Saúde, Francisco George, anunciou hoje em Coimbra que o Estado português tem em marcha o processo de compra de 2,5 milhões de doses de medicamento para tratamento da infecção pelo vírus da gripe.
Inserido no âmbito do plano de contingência português para enfrentar uma eventual pandemia de gripe, a entrega do medicamento - a substância ozeltamivir, com o nome comercial de "Tamiflu" - será feita de uma forma faseada, revelou, por seu turno, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.


Lembram-se de há uns apontamentos atrás, em Abril, mais propriamente, sob o título “Amostra de vírus de gripe circula livremente” ter alertado para um lote de amostras de um vírus letal de gripe (H2N2) ter desaparecido misteriosamente quando foi enviado para laboratórios de alguns países, 16 ao todo, conforme foi, então, denunciado pela OMS e relatado pelo jornal Globo?

Espero que, realmente, seja uma mera precaução contra a chamada gripe das aves (H5N1) como uma responsável portuguesa quis fazer transmitir. Mas, há quanto tempo existe esta pandemia? E que medidas tinham sido tomadas até agora?
Esperemos que não “tenhamos de ficar” para contar como foi.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quanto custa este plano? Tamiflu: potencial eficácia para potencial pandemia? A quem será distribuído o medicamento e com que critérios?
Tantas perguntas, nenhuma controvérsia.

Anónimo disse...

Acho que é uma atitude prudente, tanto mais que o risco de uma difusao em larga escala existe, masmo se cada pais aplicar regras severas. Com efeito as ultimas news dizem que o virus já ultrapassou a fronteira sino-russa. Com as viagens aéreas esse risco ainda é maior, e os grandes aeropostos internacionais são potenciais locais de contágio.
Quem vai ser vacinado? existem grupos em alto risco na popul. idosos crianças doentes cronico, pessoal de saúde, exercito, policias e ...politicos.
O grau de protecção é grande. Quando há uma percentagem significativa de vacinados numa dada população o risco diminui de maneira significativa.
O risco de difusão por ataque terrorista é remoto já que são necessárias condições tecnologicas muito elevadas: laratórios, técnico altamente especialisados,etc.
O melhor que as pessoas tem a fazer é consultar o seu médico
Dr Edmundo Melo Rocha