05 maio 2005

A ameaça dos “weblogs”

Rui Paula de Matos, também ele, nos tempos livre um “bloguista” (macroscopio) assina um interessante artigo de opinião na revista Tempo, nº 76, 4-11.05.2005, sob o título acima.
Considerando o “blog” como o diamante da comunicação dos tempos modernos, um sistema rico, complexo e “de retorno, como formigueiros” que permite expandir a comunicação “à velocidade da luz permitindo que todos nos tornemos editores, fazendo pequenos jornais “online”, tecendo hiperligações e notas que engrossam o caudal da (in)formação/opinião por uma ordem cronológica invertida, uma vez que o último “blog” é sempre o primeiro da página”, faz uma análise da evolução dos blogues em Portugal nos últimos tempos, como veículo comunicacional.
Ora é precisamente isso que um blogue cada vez mais, tendencialmente, é. Um importante meio de informação e formação de opiniões e de estratégias, como Rui de Matos reconhece ao lembrar que, na guerra do Iraque, alguns generais americanos deram uma importância relevante a “certos “blogs” (repositórios de ideias políticas)”.
Não é, em vão, que alguns jornalistas do antigamente – e leia-se antigamente, aqueles que, unicamente, viviam das notícias que caíam nas redacções e as transmitiam às rotativas, os jornalistas de poltrona como se refere Rui de Matos – sejam, agora, alguns dos melhores e mais importantes bloguistas.
Casos há, e bem conhecidos, em Portugal, nos EUA, no Reino Unido e no Brasil.
Um blogue, os declaradamente de informação, é, hoje em dia, o primeiro a apresentar a notícia que outros, mais adiante, explorarão.

Desta acusação muitos não se livram. E relembremos que, não há muito tempo, um jornal de referência em Portugal prescindiu dos serviços de dois jornalistas por terem plagiado notícias cujas fontes não citadas eram blogues.

1 comentário:

Antropomorfo disse...

El fenómeno blogger es interesante, es un espacio que permite (dada la cantidad que existen) conocer información privilegiada y de pronto abierta al público, por desgracia aún no hay una ética formal que permita confiar en lo que lees en un blog. Por eso creo que es mejor como espacio para conocer diversas opiniones sobre diversos temas lo que a su vez te permite ir formando la tuya propia. Un abrazo don Eugenio