04 março 2005

50 milhões de crianças “ricas” no limiar da pobreza

© UNICEF
Número de crianças no mundo: 2,2 biliões; número de crianças que vivem em países em desenvolvimento: 1,9 bilhão; número de crianças que vivem na pobreza: 1 bilhão – uma em cada duas crianças.
Relação dos dez países onde as crianças têm maior probabilidade de morrer antes de seu quinto aniversário, em ordem decrescente: Serra Leoa, Níger, Angola, Afeganistão, Libéria, Somália, Mali, Burquina Fasso, Rep. Dem. do Congo e Guiné-Bissau.
Estes são alguns números do último relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, UNICEF “Situação Mundial da Infância 2005”, que diz, também, que cerca de 50 milhões de crianças vivem em estado de pobreza nos países desenvolvidos.
De acordo com aquela agência onusiana, em 17 países da OCDE esse número de crianças aumentou substancialmente.
Portugal, é um dos países onde a pobreza infantil aumentou 3,2% desde os anos 90, encontrando-se no 21º lugar da tabela.
Atrás de Portugal estarão países como a Irlanda, Nova Zelândia, Itália, e México. Mas de realçar que países como a Bélgica, Alemanha e Luxemburgo quase duplicaram o índice de pobreza infantil.
Ainda de acordo com o relatório, apenas na Austrália, Noruega, Reino Unido e EUA se registou uma baixa significativa desde esta data.
A Dinamarca, Finlândia e a Noruega ocupam os primeiros lugares da tabela e nas posições intermédias estão a Grécia, Polónia, Espanha e o Japão.
A Itália é o país da União Europeia e da OCDE com a maior taxa de crianças a viver abaixo do limiar de pobreza.
Ataca-se - e quase sempre com justeza, diga-se, - os chamados países em vias de desenvolvimento, mas...

1 comentário:

Antropomorfo disse...

Si bien en algún momento en que los mexicanos viviamos el espejismo de la posibilidad de ser un país desarrollado (1990-1993), se integró nuestro país a la OCDE, en realidad seguimos siendo un país tercermundista (en desarrollo dicen) con indicadores ad hoc. Como muestra, este informe ubica a México en el último lugar de toda la OCDE, con niveles de pobreza infantil alarmantes. Acá, en este lado del océano lo que impera sobre todo es la desigualdad. riqueza ofensiva frente a pobreza absurda. Saludos