04 fevereiro 2005

Palavras soltas num 4 de Fevereiro de 2005

Mais um ano, mais um 4 de Fevereiro.
Nunca uma data foi tão apropriada pela sociedade civil e política como tem sido o 4 de Fevereiro. Igual, penso, que só o 25 de Abril, em Portugal
Ninguém, de bom senso, contesta que por detrás do 4 de Fevereiro, estiveram militantes e simpatizantes do MPLA; como também estavam integrados membros revolucionários da sociedade civil e eclesiástica angolana da altura.
Por isso é um absurdo ver tanta gente em bicos de pés a tentar assenhorar-se desta data, tão importante para a libertação angolana, como é o 4 de Fevereiro.
Tal como o 15 de Março, que marca o efectivo começo da luta armada, levada a efeito pela UPA/FNLA; como o 16 de Março, no grito de Muangai, com a UNITA; como, ainda, o não menos importante 4 de Janeiro, na Baixa de Kassanje; como, também, qualquer outra data que, por este ou aquele motivo, ficou esquecida numa qualquer gaveta, num qualquer dossiê, num qualquer recanto da memória.
Acho que é altura dos partidos deixarem de se apropriar das grandes datas e lembrarem-se que, se elas existiram, não se deveu a este ou aquele membro da sociedade ou de partido (sem com isto tirar qualquer mérito a quem a deles é claramente credor) mas a todo um povo que sempre suspirou pela sua autonomia e independência.

Vivam os libertadores de Angola, sejam eles quem foram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vivam os libertadores de Angola!! _ gostei muito deste 'post', Abraço, IO.