27 novembro 2004

2ª volta, JES questiona Tribunal Supremo


José Eduardo dos Santos surpreendeu meio mundo político ao divulgar numa reunião ordinária do “politburo” do MPLA que iria solicitar ao Supremo Tribunal que analisasse a necessidade de se efectuar, ou não, a segunda volta das eleições presidenciais que deveria ter ocorrido há doze anos, desta feita entre ele, primeiro posicionado, e António Neto, o terceiro do escrutínio, pela morte de Savimbi, o então segundo mais votado.
Ou seja, quando o sistema político parecia entrar nos “eixos” com a marcação das eleições legislativas, a perspectiva da aprovação da nova Lei Constitucional e as eleições presidenciais eis que JES dá uma de Mestre para poder perpetuar a sua permanência no poder.
Senão, atentemos.
Caso o Supremo confirme a necessidade de se realizar a segunda volta, - não sei se será legal, mas legítimo será – o vencedor terá todo o direito de permanecer no como inquilino do Fetungo durante uma magistratura, ou seja, cinco anos.
Assim, JES que deveria sair dentro de, mais tardar, dois anos – não prospectivo que se recandidatasse a mais um mandato – eis que encontra um renovado interesse pela manutenção, em princípio legal e legítima, do cargo de mais alto Magistrado da Nação.
É que não vislumbro uma vitória de Neto, em qualquer dos casos...
Mesmo que social e politicamente esta eventual segunda volta seja um perfeito absurdo, como o já tinha afirmado, anteriormente, por
duas vezes, tenho de reconhecer que esta foi um coelho tirado da cartola.
Digam lá se não é de Mestre?

1 comentário:

Sacha disse...

De mestre? Sim de autêntico Darth Vader- um mestre do mal, da lado negro- Tenebroso.