02 junho 2004

A crise do Congo Democrático

Uma vez mais o Congo Democrático voltou à ribalta internacional - e alguma vez deixou de o estar - devido a um ataque das forças rebeldes, lideradas pelo coronel Jules Mutebusi, na região de Bukavu, perto do Ruanda.
E uma vez mais os ruandeses, desta feita através do seu ministro das Relações Exteriores, Antoine Ghonda, vêm a terreiro afirmar que não pensam imiscuir-se no conflito, assegurando às autoridades cogolesas a sua total neutralidade desde o acordo de Pretória que pôs fim ao conflito na região; apesar do presidente ruandês Paul Kagamé afirmar ser sua intenção intervir em Bukavu para proteger as populações Banyamulengue, congoleses de origem ruandesa que, na sua concepção, estariam em perigo.
Continuamos na mesma senda... até quando????
Até quando Angola, um potencial Estado-Director na zona, continuará a permitir que crises destas subsistem e não procure, como seriade esperar, afirmar-se como o guardião da Paz na região??
A "inocente" pergunta fica no ar!!!!
.
Lobitino Almeida N'gola

1 comentário:

Unknown disse...

Bom seria melhor trabalharmos a questão tangente a ornagização da unidade africana, fazer a releitura de tudo que foi acordado, a favor do nosso continente, a circulação de bens e pessoas.