29 maio 2004

Cooperação militar EUA-Angola?

A Sub-secretária Adjunta do Departamento de Defesa para os Assuntos Africanos, Teresa Whelan, de visita a Angola e após contactos com o CEMGA, general Nelumba “Sanjar”, afirmou que os americanos não desejam instalar bases americanas no Continente africano, mas tão só criar bons amigos em África.
Se assim é, então porque continuam a pensar na necessidade de instalar uma base naval em São Tomé, ou será somente disparates dos “media”, no caso da insuspeita BBC News, em Agosto de 2001 e reafirmado pelo general da Força Aérea C. Wald, segundo comandante do comando militar dos Estados Unidos na Europa e responsável pela maior parte da África, em declarações nos finais do ano passado.
Nunca, como hoje, a velha frase diplomática goza de tanta oportunidade: Os Estados não têm amigos nem inimigos; têm interesses a defender. E realmente, neste momento os interesses norte-americanos a defender passam por procurar limpar a péssima imagem que estão a deixar no Médio Oriente, em geral, e no Iraque, em particular.

Sem comentários: